Centro Histórico de João Pessoa

João Pessoa, fundada em 1585, é uma das mais antigas cidades do País e, por isso mesmo, é o retrato vivo do passado nas ruas e praças que remontam às origens da cidade.

(Clique na foto para vê-la ampliada)

A cidade baixa, a qualquer hora do dia ou da noite, tem sempre atrativos para quem busca na arquitetura dos últimos três séculos o testemunho do processo de desenvolvimento nordestino, além de outros encantos que se traduzem em ancoradouros do rio Sanhauá, casarões antigos, hotéis, igrejas e praças.

Deslumbram os olhos do turista as tradicionais igrejas, construções antigas e o clima de saudosismo que impera no Centro Histórico. Destacam-se ali as Igrejas de São Pedro Gonçalves, de São Bento (antigo Convento), do Carmo, com o Palácio Arquidiocesano, (foto) e a Catedral Metropolitana.


O adro da Igreja de São Pedro Gonçalves é hoje centro de atividades culturais e artísticas, predominando ali a arquitetura barroca e colonial, onde se sobressai o antigo Hotel Globo (foto ao lado), agora transformado em centro de artes. Olhar o por do sol da sacada do velho hotel é um verdadeiro encantamento e uma aula de poesia e beleza.


João Pessoa à noite:

(Visitas)